Inkscape: Fontes não aparecem - Windows 10

O Inkscape é um dos mais populares programas de vetorização do mundo opensource. Mas, como qualquer outro programa, ele pode apresentar algumas falhas. No Windows 10 por exemplo, alguns usuários tem reclamado que as fontes instaladas no Windows 10 não estão sendo importadas pelo programa. Saiba como resolver.

Instalando as fontes

Ao que parece o Inkscape não está conseguindo fazer a leitura das fontes que são instaladas apenas para um usuário no Windows 10. Então, para resolver isso, vamos instalar nossas fontes para todos os usuários do sistema. É simples, bastando apenas dar um clique com o botão direito no arquivo da fonte e usar a opção "Instalar para todos os usuários"


Após a instalação, reabra o programa, a fonte já deverá aparecer na lista de fontes do Inkscape. Como alternativa, você pode colar suas fontes na pasta própria que é usada por todos os usuários e programas: C:\WINDOWS\FONTS

No mais...

Ao lermos as informações do site oficial do Inkscape vemos que é um "bug" conhecido por eles e nos dão essa dica de como resolver enquanto uma correção não sai, provavelmente na versão 0.94 ou 1.0. Confirmam também que essas fontes não são carregas quando são fontes do usuário logado no Windows. Uma outra opção de configuração, mas que não testei, é adicionar uma nova linha de configuração no arquivo do Inkscape "C:\Program Files\Inkscape\etc\fonts" (C: seria a letra correspondente no seu PC). A nova linha deverá ser inserida após a linha que contém "WINDOWSFONTDIR":

~/AppData/Local/Microsoft/Windows/Fonts

Qualquer dúvida, manda pra gente aí!

Referências

Installing fonts
https://wiki.inkscape.org/wiki/index.php/Installing_fonts

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JDownloader: Corrigir erro Skipped FFMpeg ao baixar do Youtube

Corrigindo erro ao instalar o Netbeans no Linux: UncaughtExceptionHandler in thread "main"