KDE do Mandriva Free 2010 não inicia?

"Assunto: Como resolver problema do KDE 4 não iniciando no Mandriva Free 2010, depois de efetuar o login. Depois de tentar logar ele carrega parte do sistema e volta à tela de login."

Alguns meses depois que saiu o Mandriva Free 2010, eu baixei e instalei em meu notebook, a instalação foi um sucesso, uso tranquilamente. Um dia, resolvi instalar em meu pc, que é um pouco antigo, tem cerca de 5 anos, placa-mãe PC-Chips ( :D ) e os Chipsets são VIA. A instalação também correu bem, mas depois do login, o problema, quando aparecia a mensagem dizendo que estava iniciando o gerenciador de sessões e ia mostrar a mensagem de iniciando o gerenciador de janelas, fica tudo preto e volta à tela de login, tentei várias coisas, até reinstalei e nada. Num belo dia eu resolvi tentar fazer ele funcionar, e de novo eu tentei várias vezes, e imaginei que seria no drive da placa de vídeo, e lá fui eu configurar, e descobri  que o Mandriva ao instalar o drive, habilitava a aceleração 3D. Depois que desativei, fiz o login e abriu o KDE tranquilo... Então chega de papo e vamos ao que interessa.

No gerenciador de login (aquela tela onde tem o lugar de digitar o nome do usuário e senha), provavelmente o KDM, clique no ícone que é um lápis em cima de um papel, e selecione a opção IceWM (que é um outro gerenciador de janelas que não usa aceleração 3D), e faça o login. Ao iniciar o sistema, vamos abrir o MCC, tem um botão na barra de tarefas, com estas iniciais (MCC), que é o Centro de Controle Mandriva. Depois que abrir a janela, você vai encontrar opções do lado esquerdo, clique em Hardware, depois quando aparecer as opções escolha a opção “Configurar Placa de Vídeo, Monitor...”. Agora temos opções, entre elas a que vamos configurar, provavelmente aparecem 5 botões:

Placa de Vídeo,
Monitor,
Resolução,
Testar,
Opções.

Veja se tudo está correto, se não souber, deixe como está, e clique em “Opções”. Temos mais opções (já deve estar cheio de tantas opções :D), Opçoes Globais, Opçoes da Placa de Vídeo e Interface Gráfica ao Iniciar. O interesse desta dica é apenas a “Opções da Placa de Vídeo” onde temos:
- Hardware de aceleração 3D
- Habilitar transparência
- Usar cursos do mouse acelerado por hardware

 Pelos testes que fiz, o meu chipset VIA não suporta aceleração 3D, por mínimo que seja, então, vamos desabilitar a opção “Hardware de aceleração 3D”, assim:





depois, clique em OK. Pedirá para reiniciar, clique em Sim, irá para tela de login. Agora selecione a opção de Sessão (no gerenciador de login, no ícone do lapis e do papel) com KDE, e pronto! Caso não funcione verifique novamente os passos, se não der certo, pode ser outro o seu problema, tente também desativar as outras duas opções de "Opções da placa de vídeos" ou mudar o módulo carregado da sua placa de vídeo.

Espero ter ajudado. Até a próxima!

Comentários

  1. Eu acho que este tutorial tá muito bom. Valeu por ter comentado no meu blog novo. E você tem que postar mais coisas aqui. Falou ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JDownloader: Corrigir erro Skipped FFMpeg ao baixar do Youtube

Corrigindo erro ao instalar o Netbeans no Linux: UncaughtExceptionHandler in thread "main"

Opera e o AutoComplete de formulários - Dica