Captura de tela para vídeo no linux com Wink – Parte 1

Para quem usa Linux, nem sempre é fácil encontrar qualquer tipo de programa. Às vezes apesar de existirem, são difíceis de encontrar. E quando se fala em captura de tela para vídeos(criar vídeo aulas) é mais difícil ainda, mas, existe opções sim, e uma delas é o Wink. Ele não é dos melhores, mas funciona, fácil instalação, fácil configuração e fácil de utilizar. Não precisamos nos preocupar muito com dependências, o que ele usa mesmo é o GTK, o que já vem na maioria das distribuições de hoje, e a versão mínima exigida do GTK é a 2.4. Um dos pontos fracos do programa é que tem poucos formatos de exportação, entre eles PNG e JPG, e uma grande vantagem é que ele já exporta no formato para web, uma página em HTML já com player em flash (swf) pronto para ser assistido. O programa é muito leve e o melhor, em português!



Como instalar

Primeiro façamos o download no site oficial do programa no link:


Descompacte o arquivo baixado em uma pasta de sua preferência. Abra o terminal e acesse o diretório onde foram descompactados os arquivos, dê o comando 'ls' para listar o conteúdo do diretório e lá encontrará dois arquivos: intalldata.tar.gz e intaller.sh. O installdata.tar.gz é o arquivo compactado onde ficam os arquivos do programa, e o installer.sh é o instalador. Agora, ainda no terminal, vamos executar o arquivo installer.sh usando o comando: ./installer.sh ; onde o “ ./ “ indica que o arquivo deve ser executado, após isso, será exibida uma mensagem: “Please specify where you want to install Wink [/home/USUARIO/wink]:” onde devemos especificar o local da instalação, lembrando que a pasta onde os arquivos ficaram não pode existir, exemplo /opt/wink. Digite o caminho desejado(recomendo /opt/wink ou /home/USUARIO/.wink) e pressione Enter, será exibida a mensagem “Successfully installed Wink”. Pronto, instalação concluída.

Configuração

Para usar o programa devemos fazer algumas configurações básicas. Para abrir o programa, abra a pasta onde você indicou para a instalação e dê um duplo clique no arquivo “wink” ou pelo terminal dê o comando “./wink” (para isso siga os passos mostrados anteriormente) e veremos a janela inicial o programa. Primeiramente vamos selecionar a linguagem padrão, português do Brasil está disponível, clique no menu File > Choose Language > Brazilian Portuguese, irá aparecer uma janela com a mensagem: Please restart the application to use the new settings; clique em OK, feche o programa e abra-o novamente. Agora vamos configurar o visualizador padrão. Como ele exporta em flash(swf) usa-se um navegador para visualizar, para isso clique em Arquivo > Preferências, veremos várias configurações, o que nos interessa neste momento é o ultimo campo onde diz “Caminho para visualizador externo HTML”, neste campo digite o comando que executa o seu navegador favorito, por exemplo, se for o Firefox, digite firefox neste campo, ou selecione o caminho para o navegador clicando no botão ao lado (onde tem 3 pontos “...”), após isto, clique em OK. Pronto, o seu Wink está pronto para ser usado.

Esta é apena a parte 1 deste artigo, provavelmente virão mais, mostrando como criar projetos de captura e irei testá-lo mais para ver outras possibilidades. Espero que tenham entendido, qualquer dúvida é só deixar comentário. Até o próximo post!

TESTE:  Yoomp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JDownloader: Corrigir erro Skipped FFMpeg ao baixar do Youtube

Corrigindo erro ao instalar o Netbeans no Linux: UncaughtExceptionHandler in thread "main"

Inkscape: Fontes não aparecem - Windows 10