Desenvolvimento Web com Software Livre – Será que funciona?

Ao entrar no mundo do Software Livre, mais precisamente no mundo GNU/Linux, encontrei uma dificuldade em me adaptar ao ambiente, devido à vários fatores. Existem vários programas para diversos fins, mas a maioria muito específicos, como o Amarok que é player apenas de música, outro programa específico é o usado para conectar PPPOE, sem falar no fato do ambiente gráfico e o gerenciador de janelas serem programas totalmente diferentes, e isso mexeu um pouco com meus neurônios. Na época eu estava aprendendo (bem no início) a criar páginas de sites, e já estava acostumado com Dreamweaver, na época Macromedia, e com o Photoshop, que às vezes ainda uso. Mas no mundo Linux, como funciona? Quais programas podemos usar para desenvolvimento Web? Fiz estas perguntas a mim mesmo durante um bom tempo, pesquisei, mas nada muito concreto, pois, desenvolvimento web em Linux para muitos, é impossível. Bem, a intenção deste artigo não é mostrar como funciona cada programa, mas sim, mostrar um leque de opções dos diversos programas existentes utilizáveis no Linux.



 Amarok 2.3.1


Os programas

Existem vários programas, cada um com suas funções específicas e outros com várias funções. O que muitos perguntam: “O que vou usar para substituir o Photoshop?”. Temos softwares que fazem tarefas simples contidas neste programa, o mais amplo hoje, é o GIMP e iremos falar sobre ele mais à frente.


Edição de Imagens, Fatiar e Mapear.

GIMP (GNU Image Manipulation Program), que, como o nome diz, é utilizado para manipular imagens, e assim como o Photoshop, possui vários recursos, como: manipulação de camadas e canais, edição de texto, filtros, efeitos e etc. Outro recurso que acho muito interessante é o de Fatiar (Filtros > Web > Fatiar...), não é o melhor fatiamento, mas supre bem as necessidades básica de um webdesigner, sem falar nos diversos formatos que ele suporta, entre eles: BMP, GIF, JPEG, MNG, PCX, PDF, PNG, PS, PSD, SVG, TIFF, TGA, XPM, e faz animações simples também. Em fim, com uma certa prática, você consegue substituir o Photoshop para edição de imagens no seu trabalho. Em outros posts, irei mostrar como usar esse recurso.

Edição Gráficar (Vetorial)

Inkscape é um programa de edição vetorial e trabalhos gráficos. Atualmente ele trabalha (abre/salva) com o formato SVG e exporta apenas em PNG, mas importa TIFF, GIF, JPG, AI, PDF, PS. Ele pode ser usado para criar logomarcas, ícones e muitas outras coisas que envolva a criação desse tipo de imagens. Em muitos casos ele é comparado ao Corel Draw, pois possui bons recursos, trabalha com camadas, nós, degradês, textos, efeitos e muitos outros recursos interessantes que podem facilitar a vida do webdesigner.

Editor HTML, CSS, PHP...

Para este, podemos usar vários, pois cada um apresenta vantagens à certos momentos na criação das páginas. Para o layout, um programa bastante conhecido é o Kompozer, que é derivado do Nvu (descontinuado desde 2005), tem várias funções, como editor de CSS, dentro, fora ou separado do HTML. Ele também gera todo o código em XHTML, edita tabelas, div, adiciona links e imagens, entre outras funções. Nesta parte ele tem funções parecidas com o Dreamweaver. Aptana, também é editor HTML, e é derivado do Eclipse, é muito bom, mas sua interface não é muito amigável como a apresentada pelo Kompozer. Para editar PHP ou outras linguagens, entre os muitos, temos o BlueFish, que na ultima versão se mostrou muito útil, principalmente com recursos de auto completar nas tags e funções do PHP. Já tem funções prontas da linguagem e também códigos editáveis visualmente através de formulários, como tabelas. Podemos usar Netbeans ou Eclipse, que são ferramentas principalmente para Java, mas apresentam ótimos recursos para o desenvolvimento PHP e outras linguagens.



Conclusão

Hoje, os softwares livres tem muitas ferramentas importantes que podem ser comparadas às de softwares proprietários. Lembrando que nem sempre um software livre é gratuito, você pode comprar uma distribuição Linux ou algum programa específico que seja software livre, os programas livres citados neste artigo são gratuitos, aconselho você a pesquisar sobre o assunto. Sendo assim, migrar de MS Windows para GNU/Linux não é tão difícil, e sua experiência pode ser muito satisfatória. Experimente usar software livre tanto no desenvolvimento dos seus sites, como no dia-dia: MSN, programas de escritório, navegador de internet e muitos outros!

Se quiser deixar aqui a dica de algum programa para Linux, fique à vontade. Para dúvidas deixe um comentário.

Comentários

  1. você sempre pode também emular o linux a partir de qualquer maquina windows, e ter a sensação de como é usar o SO livre...

    basta ao iniciar o windows apertar o f8 e colocar o "modo de segurança"

    huahuahauhuHUAHUHAUhuHAUhu

    Sacanagem!!! ótimo post Rosemar!!!

    parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post Rosemar, ótimo para quem quer migrar para o Linux, e não tem coragem. hauhauhau

    parabens pelo post!!

    ResponderExcluir
  3. Bem "rosemar" excelente post, eu comecei por este mesmo caminho e gostaria de acrescentar alguns programas interessantes primeiro o NetBeans é uma ferramenta extremamente útil para a produção de páginas html e php e muito mais, basta baixar os plugins e mandar bala!!! ahh e para programas de ver gravar vídeo-aulas tem o XVidCap muito bom tbm!!

    grande abraço! e se prepare que vou começar os trabalhos com o Blender!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JDownloader: Corrigir erro Skipped FFMpeg ao baixar do Youtube

Corrigindo erro ao instalar o Netbeans no Linux: UncaughtExceptionHandler in thread "main"

Inkscape: Fontes não aparecem - Windows 10