Pular para o conteúdo principal

Blog ou Microblog? Saiba qual usar

Muitas pessoas acham que os serviços de microblogs irão acabar com os blogs. Mas como fazer esta afirmação, se muitos não sabem a real diferença ou a real finalidade de cada um? Então, antes de decidir qual usar ou criticar qualquer um destes dois serviços, primeiro é necessário que saiba-se qual a diferença e qual a necessidade do usuário. Assim, discutiremos sobre o assunto, aqui.

O que é um BLOG?

O blog é uma mídia de comunicação, onde BLOG vem de Web Log, que pode ser usada por diversos tipos de usuário e para diversos fins. A principal idéia do blog, é que, podemos compartilhar informações, como notícias, artigos, fotos e etc. O BLOG, foi popularizado graças aos usuários que faziam do seu blog um diário, algo como um diário-online, tanto por artistas famosos ou pessoas desconhecidas. Muitos destes usos eram apenas para divulgar as atividades de uma escola, ou de um grupo de estudo, o que é bastante concreto. Então, quando precisamos de uma ferramenta que nos possibilite compartilhar informações detalhadas sobre algum assunto, seja ele pessoal ou profissional, o blog é uma ferramenta muito eficaz e útil, onde não há limite(até certo ponto, claro) para suas publicações, sendo elas com vídeos, imagens ou em texto puro. Uns dos serviços de blogs mais usados são o Blogger, atualmente do Google, e o Tumblr por exemplo.

O que é um MicroBlog?

O mibroblog, é basicamente como o nome diz, um micro blog, um blog onde publicamos informações pequenas. A grande e principal característica de um microblog é a facilidade da publicação, onde dispõe-se apenas de alguns caracteres para cadas postagem. No microblog não é possível criar postagens grandes e muito detalhadas, pois sua limitação de caracteres(lógico) não permitem, devido ao seu propósito, que é a facilidade e agilidade. Este tipo de serviço é muito útil tanto para quem posta, quanto para quem faz a leitura, pois há agilidade também na leitura das informações. É também um meio rápido de interpretação e fácil de comentar o assunto no próprio microblog, sendo assim, disponibilizado também para seus visitantes. Esta ferramenta é muito criticada, devido a má qualidade da informação compartilhada por muitos usuário, sem finalidade realmente útil, causando má impressão aos olhos de outros usuário sobre a ferramenta, que é usada de maneira  “errônea”. Hoje, o serviço mais utilizado nesta categoria é o Twitter, conhecido em todo o mundo, mas ainda não disponível em todos idiomas(ou os principais), inclusive em português.

E então, qual ferramenta usar?

Esta é uma questão fácil, desde que tenha-se definido a real utilização. Para que tenhamos uma ferramenta para publicação de muita informação e muitos detalhes, o ideal é utilizar o blog, caso contrário, se for apenas pequenas informações, o melhor é utilizar um microblog.

Que tal combinar o melhor das duas ferramentas?

O ideal, seria utilizarmos o blog para as nossas publicações, artigos, notícias etc, em nosso blog, pois fornece uma margem melhor para o detalhamentos das informações, e publicar os links deste blog no microblog, como um resumo do conteúdo do link, fazendo assim com que os internautas saibam o real assunto e não leia o que não o interessa.

Tumblr: http://tumblr.com

Assim espero ter esclarecido algumas dúvidas sobre este assunto. Qualquer dúvida ou opinião, basta portar um comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

JDownloader: Corrigir erro Skipped FFMpeg ao baixar do Youtube

Há tempos eu vinha tendo problemas ao baixar vídeos do Youtube.com. Quando instalei a versão 2 do JD, apareceu-me uma janela que eu não tinha visto antes:



Veja o erro que acontecia ao tentar baixar um vídeo do Youtube, na imagem abaixo:

Sem tanta necessidade do download, eu sempre deixei para depois, mas em um momento eu precisei, e muito, então resolvi pesquisar e vi em alguns fóruns, em inglês, que poderia ser algum problema na linha de comando na configuração do JDownloader para o uso do FFMpeg. Mas ao checar o painel de configurações, os comandos estavam certos, mas o caminho do arquivo binário do FFMpeg não estava lá, tinha apenas "null", ou seja, nulo.

Então, para corrigir, se este for o seu problema, encontre o caminho do FFMpeg no seu sistema, seja ele Windows ou Linux. No caso do Windows, o arquivo binário ffmpeg.exe pode estar diretamente no disco C(ou outra unidade onde o S. O. estiver instalado) ou em Arquivos de Programas, se não encontrar, tente fazer uma pesqu…

Instalando placa de vídeo AMD Radeon no Kubuntu 14.04 e 14.10

Como sempre, é recomendado usarmos drivers livres em nossas distribuições, não pelo falo de serem livres, mas principalmente por terem sido melhores testados pela comunidade. Se sua placa de vídeo foi reconhecida pelo Kubuntu(ou qualquer outra distro) e usa o driver livre, recomendo que deixe-o assim, mas pode seguir este tutorial. Como todo fabricante, a AMD disponibiliza um drive para seu produto, e para controlar a placa de vídeo, existe o AMD Catalyst, que é quem faz o controle do sistema híbrido, uma interface na verdade, mas já vem tudo junto num pacote só!

Sistema Híbrido Intel/AMD Radeon
Há alguns anos vi um professor com um sistema híbrido em um notebook, é algo interessante, mas que pode trazer um pouco de dor de cabeça para usuários Linux, quando se trata de placas da AMD. Não vejo muitas reclamações de placas Nvidia em sistemas híbridos, o uso do Bumblebee parece ser simples e sem muito mistério. Não que instalar o AMD Catalyst seja coisa de outro mundo, mas acontece de oc…

Corrigindo erro ao instalar o Netbeans no Linux: UncaughtExceptionHandler in thread "main"

Ao tentar instalar o Netbeans 8.0.2 no Mageia 5, me deparei com um erro, onde ele não abria a tela de instalação, então rodei ele pelo terminal e tive a seguinte saída: 

$ ./netbeans-8.0.2-php-linux.sh
Configurando o instalador ...
Procurando por um JVM no sistema...
Extraindo dados para instalação...
Executando o assistente do instalador...

Exception: java.awt.HeadlessException thrown from the UncaughtExceptionHandler in thread "main"

Então após umas pesquisadas na Internet, cheguei à conclusão que era um problema no caminho do Java JDK que não está configurado corretamente, então basta executar o Netbeans informando o local do JDK:


./netbeans-8.0.2-linux.sh --javahome /usr/java/jdk1.8.0_25/
 No meu caso a localização do JDK foi "/usr/java/jdk1.8.0_25/', verifique o caminho da sua versão do JDK e também para sua versão do Linux. Acredito que esse erro possa acontecer no Windows em alguns casos, mas aí já é coisa pra um futuro tutorial.

Espero ter ajudado. Se te ajudou, com…