Blog ou Microblog? Saiba qual usar

Muitas pessoas acham que os serviços de microblogs irão acabar com os blogs. Mas como fazer esta afirmação, se muitos não sabem a real diferença ou a real finalidade de cada um? Então, antes de decidir qual usar ou criticar qualquer um destes dois serviços, primeiro é necessário que saiba-se qual a diferença e qual a necessidade do usuário. Assim, discutiremos sobre o assunto, aqui.

O que é um BLOG?

O blog é uma mídia de comunicação, onde BLOG vem de Web Log, que pode ser usada por diversos tipos de usuário e para diversos fins. A principal idéia do blog, é que, podemos compartilhar informações, como notícias, artigos, fotos e etc. O BLOG, foi popularizado graças aos usuários que faziam do seu blog um diário, algo como um diário-online, tanto por artistas famosos ou pessoas desconhecidas. Muitos destes usos eram apenas para divulgar as atividades de uma escola, ou de um grupo de estudo, o que é bastante concreto. Então, quando precisamos de uma ferramenta que nos possibilite compartilhar informações detalhadas sobre algum assunto, seja ele pessoal ou profissional, o blog é uma ferramenta muito eficaz e útil, onde não há limite(até certo ponto, claro) para suas publicações, sendo elas com vídeos, imagens ou em texto puro. Uns dos serviços de blogs mais usados são o Blogger, atualmente do Google, e o Tumblr por exemplo.

O que é um MicroBlog?

O mibroblog, é basicamente como o nome diz, um micro blog, um blog onde publicamos informações pequenas. A grande e principal característica de um microblog é a facilidade da publicação, onde dispõe-se apenas de alguns caracteres para cadas postagem. No microblog não é possível criar postagens grandes e muito detalhadas, pois sua limitação de caracteres(lógico) não permitem, devido ao seu propósito, que é a facilidade e agilidade. Este tipo de serviço é muito útil tanto para quem posta, quanto para quem faz a leitura, pois há agilidade também na leitura das informações. É também um meio rápido de interpretação e fácil de comentar o assunto no próprio microblog, sendo assim, disponibilizado também para seus visitantes. Esta ferramenta é muito criticada, devido a má qualidade da informação compartilhada por muitos usuário, sem finalidade realmente útil, causando má impressão aos olhos de outros usuário sobre a ferramenta, que é usada de maneira  “errônea”. Hoje, o serviço mais utilizado nesta categoria é o Twitter, conhecido em todo o mundo, mas ainda não disponível em todos idiomas(ou os principais), inclusive em português.

E então, qual ferramenta usar?

Esta é uma questão fácil, desde que tenha-se definido a real utilização. Para que tenhamos uma ferramenta para publicação de muita informação e muitos detalhes, o ideal é utilizar o blog, caso contrário, se for apenas pequenas informações, o melhor é utilizar um microblog.

Que tal combinar o melhor das duas ferramentas?

O ideal, seria utilizarmos o blog para as nossas publicações, artigos, notícias etc, em nosso blog, pois fornece uma margem melhor para o detalhamentos das informações, e publicar os links deste blog no microblog, como um resumo do conteúdo do link, fazendo assim com que os internautas saibam o real assunto e não leia o que não o interessa.

Tumblr: http://tumblr.com

Assim espero ter esclarecido algumas dúvidas sobre este assunto. Qualquer dúvida ou opinião, basta portar um comentário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JDownloader: Corrigir erro Skipped FFMpeg ao baixar do Youtube

Corrigindo erro ao instalar o Netbeans no Linux: UncaughtExceptionHandler in thread "main"

Inkscape: Fontes não aparecem - Windows 10