Pular para o conteúdo principal

Jogos no Linux - Gratuitos - 1


Unreal Tournament 2004
O GNU/Linux tem uma participação pequena no mercado, em relação ao mais usado MS Windows, sua taxa de crescimento praticamente parou, não diminuiu mas não aumentou, e o número de usuários e PCs com Linux aumentaram devido ao aumento dos mesmos, ou seja, manteve sua fatia de mercado. Existem vários fatores que contribuem com esta baixa popularidade do sistema, entre eles o nível de facilidade, compatibilidade com softwares desenvolvidos para MS Windows, e o que será tratado neste artigo, os jogos.
Já ouvi de muitas pessoas, em que elas não usam o sistema pinguim pelo fato de “não existirem” jogos para a plataforma. Estão certos em dizer que quase não existem tais jogos, mas felizmente, existem jogos e muito bons, e comerciais(pagos :D) também. O foco do artigo não será software comercial, vou apenas citar um, o que eu mais joguei em minha época de Windows, e ainda jogo pelo fato de ter sua versão para Linux, o Unreal Tournament. O interessante é que, não encontramos publicidade informando a compatibilidade deste incrível jogo com a plataforma, mas se formos curiosos e explorarmos o DVD de instalação, veremos que lá há um “linux-installer”, esquisito, não? A instalação é um pouco ao estilo Windows, onde selecionamos o diretório da instalação, aceitamos licenças, e avançar, avançar... Particularmente, achei o desempenho bem compatível à versão do Windows. Então fica aí a dica, e reflita neste fato: Por que não há publicidade, ou algum tipo de divulgação para usuário de GNU/Linux para estes jogos e muitos outros grandes jogos comerciais compatíveis com a plataforma Linux? Caso haja, por favor, alguém me avise, pois nunca vi.

Jogos Livres e Freeware

Temos algumas opções de jogos para suprir parte da nossa necessidade. Vou postar abaixo uma lista  e não descreverei cada um, deixarei esta parte para um próximo artigo.

Testados

TrueCombat Elite
Xonotic
Tremulous
Alien Arena
Cube 2: Sauerbraten
Enemy Territory
Nexuiz
Savage 2

Não testados(ainda)

AstroMenace
Blood Frontier
Glest
Legends
MTP Target
Open Sonic
OoLite
OpenArena
PlaneShift
Poker TH
Scorched
SoulFu
Tile Racer
Vega Strike
UFO
Warsow

Separei a lista em duas, como pôde ver, os que eu testei e os que pretendo testar. Os jogos da primeira parte, testados, tem um gráfico legal e uma jogabilidade também muito boa, alguns, como o Alien Arena, Nexuiz, Xonotic e Savage 2, tive que jogar com as configurações gráficas no mínimo, devido a configuração do meu computador(2GB de Ram e Chipset Intel 965GM, que por incrível que pareça, ainda suporta o mínimo de openGL).

Então fica aí a dica, e posteriormente irei postar mais informações sobre estes jogos, como download e instalação, e também sobre jogos pagos, e quem acha que encontrar pirataria dos jogos para Linux é fácil, está enganado, inclusive estou com o Unreal Tournament 2004 original e irei fazer um artigo sobre ele também. Então aproveite, e evite o uso de softwares piratas.

Conclusão

O GNU/Linux está longe de ser uma plataforma reconhecida pelo mercado de jogos, talvez devido à sua popularidade, e o melhor caminho para jogar bons jogos ainda é o Windows. Mas as ferramentas estão aí, inclusive o OpenGL, e o Unreal Tournament 2004(e talvez o 2007, que ainda não tenho) está aí para provar que é possível e viável, já que produzem para tão poucos usuários.

Espero ter ajudado, e até a próxima!

Postagens mais visitadas deste blog

JDownloader: Corrigir erro Skipped FFMpeg ao baixar do Youtube

Há tempos eu vinha tendo problemas ao baixar vídeos do Youtube.com. Quando instalei a versão 2 do JD, apareceu-me uma janela que eu não tinha visto antes:



Veja o erro que acontecia ao tentar baixar um vídeo do Youtube, na imagem abaixo:

Sem tanta necessidade do download, eu sempre deixei para depois, mas em um momento eu precisei, e muito, então resolvi pesquisar e vi em alguns fóruns, em inglês, que poderia ser algum problema na linha de comando na configuração do JDownloader para o uso do FFMpeg. Mas ao checar o painel de configurações, os comandos estavam certos, mas o caminho do arquivo binário do FFMpeg não estava lá, tinha apenas "null", ou seja, nulo.

Então, para corrigir, se este for o seu problema, encontre o caminho do FFMpeg no seu sistema, seja ele Windows ou Linux. No caso do Windows, o arquivo binário ffmpeg.exe pode estar diretamente no disco C(ou outra unidade onde o S. O. estiver instalado) ou em Arquivos de Programas, se não encontrar, tente fazer uma pesqu…

Instalando placa de vídeo AMD Radeon no Kubuntu 14.04 e 14.10

Como sempre, é recomendado usarmos drivers livres em nossas distribuições, não pelo falo de serem livres, mas principalmente por terem sido melhores testados pela comunidade. Se sua placa de vídeo foi reconhecida pelo Kubuntu(ou qualquer outra distro) e usa o driver livre, recomendo que deixe-o assim, mas pode seguir este tutorial. Como todo fabricante, a AMD disponibiliza um drive para seu produto, e para controlar a placa de vídeo, existe o AMD Catalyst, que é quem faz o controle do sistema híbrido, uma interface na verdade, mas já vem tudo junto num pacote só!

Sistema Híbrido Intel/AMD Radeon
Há alguns anos vi um professor com um sistema híbrido em um notebook, é algo interessante, mas que pode trazer um pouco de dor de cabeça para usuários Linux, quando se trata de placas da AMD. Não vejo muitas reclamações de placas Nvidia em sistemas híbridos, o uso do Bumblebee parece ser simples e sem muito mistério. Não que instalar o AMD Catalyst seja coisa de outro mundo, mas acontece de oc…

Corrigindo erro ao instalar o Netbeans no Linux: UncaughtExceptionHandler in thread "main"

Ao tentar instalar o Netbeans 8.0.2 no Mageia 5, me deparei com um erro, onde ele não abria a tela de instalação, então rodei ele pelo terminal e tive a seguinte saída: 

$ ./netbeans-8.0.2-php-linux.sh
Configurando o instalador ...
Procurando por um JVM no sistema...
Extraindo dados para instalação...
Executando o assistente do instalador...

Exception: java.awt.HeadlessException thrown from the UncaughtExceptionHandler in thread "main"

Então após umas pesquisadas na Internet, cheguei à conclusão que era um problema no caminho do Java JDK que não está configurado corretamente, então basta executar o Netbeans informando o local do JDK:


./netbeans-8.0.2-linux.sh --javahome /usr/java/jdk1.8.0_25/
 No meu caso a localização do JDK foi "/usr/java/jdk1.8.0_25/', verifique o caminho da sua versão do JDK e também para sua versão do Linux. Acredito que esse erro possa acontecer no Windows em alguns casos, mas aí já é coisa pra um futuro tutorial.

Espero ter ajudado. Se te ajudou, com…