Jogos no Linux - Gratuitos - 1


Unreal Tournament 2004
O GNU/Linux tem uma participação pequena no mercado, em relação ao mais usado MS Windows, sua taxa de crescimento praticamente parou, não diminuiu mas não aumentou, e o número de usuários e PCs com Linux aumentaram devido ao aumento dos mesmos, ou seja, manteve sua fatia de mercado. Existem vários fatores que contribuem com esta baixa popularidade do sistema, entre eles o nível de facilidade, compatibilidade com softwares desenvolvidos para MS Windows, e o que será tratado neste artigo, os jogos.
Já ouvi de muitas pessoas, em que elas não usam o sistema pinguim pelo fato de “não existirem” jogos para a plataforma. Estão certos em dizer que quase não existem tais jogos, mas felizmente, existem jogos e muito bons, e comerciais(pagos :D) também. O foco do artigo não será software comercial, vou apenas citar um, o que eu mais joguei em minha época de Windows, e ainda jogo pelo fato de ter sua versão para Linux, o Unreal Tournament. O interessante é que, não encontramos publicidade informando a compatibilidade deste incrível jogo com a plataforma, mas se formos curiosos e explorarmos o DVD de instalação, veremos que lá há um “linux-installer”, esquisito, não? A instalação é um pouco ao estilo Windows, onde selecionamos o diretório da instalação, aceitamos licenças, e avançar, avançar... Particularmente, achei o desempenho bem compatível à versão do Windows. Então fica aí a dica, e reflita neste fato: Por que não há publicidade, ou algum tipo de divulgação para usuário de GNU/Linux para estes jogos e muitos outros grandes jogos comerciais compatíveis com a plataforma Linux? Caso haja, por favor, alguém me avise, pois nunca vi.

Jogos Livres e Freeware

Temos algumas opções de jogos para suprir parte da nossa necessidade. Vou postar abaixo uma lista  e não descreverei cada um, deixarei esta parte para um próximo artigo.

Testados

TrueCombat Elite
Xonotic
Tremulous
Alien Arena
Cube 2: Sauerbraten
Enemy Territory
Nexuiz
Savage 2

Não testados(ainda)

AstroMenace
Blood Frontier
Glest
Legends
MTP Target
Open Sonic
OoLite
OpenArena
PlaneShift
Poker TH
Scorched
SoulFu
Tile Racer
Vega Strike
UFO
Warsow

Separei a lista em duas, como pôde ver, os que eu testei e os que pretendo testar. Os jogos da primeira parte, testados, tem um gráfico legal e uma jogabilidade também muito boa, alguns, como o Alien Arena, Nexuiz, Xonotic e Savage 2, tive que jogar com as configurações gráficas no mínimo, devido a configuração do meu computador(2GB de Ram e Chipset Intel 965GM, que por incrível que pareça, ainda suporta o mínimo de openGL).

Então fica aí a dica, e posteriormente irei postar mais informações sobre estes jogos, como download e instalação, e também sobre jogos pagos, e quem acha que encontrar pirataria dos jogos para Linux é fácil, está enganado, inclusive estou com o Unreal Tournament 2004 original e irei fazer um artigo sobre ele também. Então aproveite, e evite o uso de softwares piratas.

Conclusão

O GNU/Linux está longe de ser uma plataforma reconhecida pelo mercado de jogos, talvez devido à sua popularidade, e o melhor caminho para jogar bons jogos ainda é o Windows. Mas as ferramentas estão aí, inclusive o OpenGL, e o Unreal Tournament 2004(e talvez o 2007, que ainda não tenho) está aí para provar que é possível e viável, já que produzem para tão poucos usuários.

Espero ter ajudado, e até a próxima!

Comentários

  1. Boa iniciativa, e vc sabe que acompanho a algum tempo esse tema. tenho umas dicas para acrescentar na verdade dois sites que tratam de certa forma destes temas o primeiro é o http://www.ubuntugames.org/ é sobre o ubuntu rodando jogos, mas todos os jogos tem link para os sites e de lá podem ser baixadas versões para outras distribuições. O outro site é o http://www.desura.com/ que este tem tanto jogos pra linux como para windows, e é uma iniciativa interessante que caminha para o lado de redes sociais e parece ser a próxima tendência...

    bem fica aqui minha dica...
    um grande abraço e parabéns pelo post

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JDownloader: Corrigir erro Skipped FFMpeg ao baixar do Youtube

Corrigindo erro ao instalar o Netbeans no Linux: UncaughtExceptionHandler in thread "main"

Opera e o AutoComplete de formulários - Dica