Ética Profissional no ramo da tecnologia

Dissertação apresentada como pré-requisito da disciplina Legislação em Informática, do curso Sistemas de Informação das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia, orientada pela msc. Schirley Paterline.

Ética Profissional no ramo da tecnologia

Seja ético!!!
No mundo da informática a ética profissional é pouco respeitada, que pode ser a causa a liberdade grande no ambiente virtual ou a falta de um código de ética, ou ambos. Para alguns pode ser fácil definir o que seria ou não falta de ética neste ramo de trabalho. Já para a maioria, é algo totalmente difícil e, pontos relevantes parecem surgir apenas no decorrer dos fatos, pois é a partir daí que surgem as críticas que vão dizer se tal ação é ou não aceitável. Um bom profissional de TI, primeiramente segue um conjunto de regras definidas pela lei. É interessante respeitar o concorrente, por maior que seja a concorrência entre ambos, pois assim os clientes terão boas opções de escolha, evitando críticas destrutivas para os mesmos. Manter um bom relacionamento com clientes também faz parte da ética profissional, na forma de tratá-los, respeitando prazos, metas, e o contrato de forma geral. Um profissional de TI deve respeitar a privacidade e integridade de dados de clientes ou de qualquer outra pessoa, e também não fazer uso não autorizado destas informações.
O interessante para a área de TI, mesmo que não haja um órgão regulamentador, criar um código de ética para profissionais de TI, pois este seria um passo importante onde a sociedade da informação teria profissionais confiáveis e, tornando para os clientes, suas vidas um pouco mais tranquilas neste mundo da tecnologia.

Atualmente, as profissões, em sua grande maioria, tem seu código de ética, mesmo que não de forma positivada(escrita), mas existe na consciência e no meio de trabalho destes profissionais. Esta ética profissional é tão importante quanto o próprio profissionalismo, a parte técnica, pois os dois devem andar juntos, e, não é o que vemos na área da informática. Por que os profissionais de TI não tem uma certa ética para apresentar-se a sociedade e ao seu próprio ambiente de trabalho? Será que vivendo neste mundo tecnológico, na sociedade da informação, não somos capazes de termos moral, sermos honestos, em fim, sermos éticos?

Então fica por aí meu pensamento sobre a Ética Profissional junto à Informática. Agradeço a profª Schirley pela dedicação e paciência com toda a turma do 6º período.
Até a próxima postagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JDownloader: Corrigir erro Skipped FFMpeg ao baixar do Youtube

Corrigindo erro ao instalar o Netbeans no Linux: UncaughtExceptionHandler in thread "main"

Inkscape: Fontes não aparecem - Windows 10