CSS: ID e Class, o que são e quando usar


Como muita coisa no temido CSS, muitas pessoas tem dúvidas em relação ao ID e Class, o que é normal. Então vamos ver de forma simples o que é cada um deles e quando usar.

ID é um identificador ou seletor para um elemento no HTML, e este deve ser único em todo o corpo do documento, e assim o CSS será aplicado para este elemento em específico. É algo que funciona como o número do documento de identidade, ou seja, é como devemos identificar os elementos como imagens, divs, parágrafos em nossa página. É também a forma mais correta para este fim, mas muitos usam classes – e funciona – mas não é indicado, e podem ter alguns problemas ao usar Javascript por exemplo, pois classe pode ser usada em vários elementos HTML da página, e o ID dever ser usado em apenas um. No CSS ele é identificado pelo sinal # (sharp) e no HTML o nome do ID fica no parâmetro id=”” sem o sinal #.

Exemplo:
CSS
#meuelemento{
color: #000;
}

#meuOutroElemento{
color: #333;
margin: auto;
}

HTML

<div id=”meuelemento”>
Aqui é uma div com um ID único
</div>

<div id=”meuOutroElemento”>
Aqui é outra div com uma ID diferente, pois o ID não pode ser repetido
</div>


Class é um identificador ou seletor para uma classe de elementos no HTML, e pode ser usada para identificar vários elementos. Este tipo de identificador aplica as mesma características para todos os elementos que a usam. É algo como a cor dos cabelos, quando temos uma classe Loiro, todos dessa classe terão os cabelos amarelos. Ele pode ser usado em quase todos os elementos do HTML, incluindo imagens, divs, parágrafos e muitos outros. Ele é reconhecido no CSS por um ponto (.) e no HTML pelo parâmetro class=””, sem o sinal do ponto.

Exemplo:
CSS
.meuselementos{
color: #333;
background-color:#f1f1f1;
}

HTML
<div class=”meuselementos”>

Aqui é uma div com seu conteúdo

</div>

<div class=”meuselementos”>

Aqui é outra div diferente, mas com a mesa classe da div anterior, logo elas terão as mesmas características definidas na Class “meuselementos”

</div>

Conclusão
Podemos observar nos exemplos que o ID deve ser único em uma página HTML e assim as característica desse ID serão únicas para aquele elemento. E a Class pode ser usada para aplicar as mesmas características em vários elementos que a tenham declarado.

Espero que tenha entendido. Qualquer dúvida é só postar um comentário. Fique na Paz!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JDownloader: Corrigir erro Skipped FFMpeg ao baixar do Youtube

Corrigindo erro ao instalar o Netbeans no Linux: UncaughtExceptionHandler in thread "main"

Opera e o AutoComplete de formulários - Dica