Acertando as horas online com um "click" - KDE

Resumo: Alguns problemas com hardware ou mesmos no software podem afetar o relógio do KDE, e para acertar através da Internet sem ter muito trabalho, podemos usar o comando "ntpdate ntp1.fau.de" como root.

Devido alguns problemas, meu notebook estava perdendo as configurações da BIOS, então relógio também era desconfigurado, e no OpenSUSE, as horas não estavam se atualizando automaticamente, também não sei o motivo. Depois de várias pesquisas, consegui montar o comando abaixo para executar quando ocorrer o fato, e criei um arquivo "acertar-hora.sh", e marquei ele como executável(no KDE basta clicar com o botão direito > Propriedades > Permissões e marcar como executável) aí eu só dou um duplo clique e ele pede a senha de root, logo em seguida mostra uma mensagem, de sucesso ou erro na atualização, veja abaixo:


#!/bin/bash
kdesu -t ntpdate ntp1.fau.de && kdialog --msgbox='Relógio atualizado!' || kdialog --msgbox='Erro ao atualizar!'

Salvando esse conteúdo no arquivo e realizando a configuração citada, é fácil fazer isso, então, nada de ficar acertando o relógio e nem comandos. E é claro que é necessário ter Internet, e para quem não gosta de deixar ele atualizando automaticamente pela Internet, pode usar esse comando apenas quando necessário. Espero ter ajudado. Até!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JDownloader: Corrigir erro Skipped FFMpeg ao baixar do Youtube

Corrigindo erro ao instalar o Netbeans no Linux: UncaughtExceptionHandler in thread "main"

Opera e o AutoComplete de formulários - Dica