O XAMPP

O LAMPP, uma união do Apache, MySQL, PHP e Perl, nem sempre é de fácil instalação, pois como sabe, no linux esses componentes exigem que sejam compilados no SO, o que não é muito agradável. O XAMPP, foi criado para facilitar e agilizar o processo de instalação, instalando todos esses programas (Apache + MySQL + PHP + Perl).

Instalando XAMPP no linux

A instalação do XAMPP é fácil e rápida, mas primeiro temos que ter o pacote de instalação que pode ser encontrado neste site:

http://www.apachefriends.org

Ou diretamente neste link:

http://www.apachefriends.org/download.php?xampp-linux-1.7.tar.gz

Após obter o arquivo, abra o terminal e entre no modo “super usuário”, ou seja, no modo “root”, que depende do linux que esteja utilizando, por exemplo, no Mandriva, o comando é “su” sem aspas, e logo o terminal pedirá a senha. Após isso, pelo terminal, abra a pasta onde salvou o arquivo do XAMPP, e digite o comando:

tar xvfz xampp-linux-1.7.tar.gz -C /opt

Este comando, instala o programa na pasta “/opt”. Não aconselho o uso de descompactadores para a instalação do programa. Verifique se o programa foi instalado no diretório com o comando:

cd /opt/lampp

Lá você verá várias pastas e alguns arquivos, um deles o “lampp” que é o programa. Pronto, o XAMPP ou LAMPP, foi instalado. Agora vamos iniciá-lo usando o comando:

/opt/lampp/lampp start

Caso apareça: Starting XAMPP for Linux 1.7... XAMPP: Starting Apache with SSL (and PHP5)... XAMPP: Starting MySQL... XAMPP: Starting ProFTPD... XAMPP for Linux started.

Abra um browser de internet e digite “http://localhost” sem aspas, caso esteja funcionando corretamente abrirá a página do XAMPP fo Linux.

Ao abrir a página do XAMPP, percebe-se que não foi requisitada uma senha para o acesso ao sistema, e de certa forma, isso pode ser um problema, pois pode ser acessado por qualquer usuário, até mesmo através da rede, o mesmo podendo alterar dados no MySQL, o ProFTPD está com usuário e senha padrão, entre outros problemas de segurança. O XAMPP tem vários comandos que podem ser trabalhados, um deles é a de acesso ao sistema de segurança do programa, onde podem ser alteradas as senhas e outras configurações, o comando é:

/opt/lampp/lampp security

Os passos são simples, basta segui-los e alterá-los da forma desejada. Estas e outras configurações podem ser feitas também em alguns arquivos, mas é recomendado apenas para usuários experientes. O arquivos são:

/opt/lampp/etc/httpd.conf: Arquivo de configuração do Apache. /opt/lampp/etc/my.conf: Arquivo de configuração do MySQL. /opt/lampp/etc/php.ini: Arquivo de configuração do PHP. /opt/lampp/etc/proftpd.conf: Arquivo de configuração do ProFTPD. /opt/lampp/phpmyadmin/config.inc.php: Arquivo de configuração do PHPMyAdmin.

Como disse anteriormente, existem vários comandos que podem ser utilizados no XAMPP:

No terminal, em modo “root”: /opt/lampp/lampp (aqui o comando desejando, listado a seguir)

1 – start: Inicia o XAMPP. 2 – stop: Para o XAMPP. 3 – restart: Para e inicia o XAMPP. 4 – startapache: Inicia apenas o Apache. 5 – startssl: Inicia permanentemente o suporte SSL para o apache, ou seja, na próxima vez que o XAMPP for iniciado, este serviço também será iniciado. 6 – startmysql: Inicia apenas o MySQL. 7 – startftp: Inicia permanentemente o ProFTPD server, ou seja, na próxima vez que o XAMPP for iniciado, este serviço também será iniciado. 8 – stopapache: Para o Apache. 9 – stopssl: Para o suporte SSL do apache. 10 – stopmysql: Para o MySQL. 11- stopftp: Para o ProFTPD. 12 – security: Inicia o programa de configuração da segurança do XAMPP.

13 – php4: Muda o PHP para a versão 4.

14 – php5: Muda o PHP para a versão 5.

15 – phpstatus: Visualiza a versão do PHP instalado.

Visualizando páginas de sites

Como vimos claramente, o XAMPP também instala o servidor PHP, na versão 4 e 5 que pode ser selecionado através de comandos citados. Mas para que as páginas em PHP possam “rodar” corretamente, precisamos colocar as páginas em uma pasta que é interpretada pelo servidor, onde irá executar as páginas. A pasta já vem pré configurada pelo próprio programa, onde iremos colocar os arquivos: /opt/lampp/htdocs/. Como um site comum que acessamos na internet, iremos acessar o que criamos na pasta do servidor através do browser com o endereço “http://localhost” sem aspas, e caso o site criado esteja dentro de alguma pasta, pode ser acessado apenas acrescentado o nome da pasta no endereço: “http://localhost/pasta_cirada”.

Fica aí a dica para quem tem pressa, não gosta ou sente dificuldade em instalar todos esses programas separados, mas muitos preferem instalá-los um-a-um. Espero que este artigo seja útil, e desculpem a ausência no blog, estarei mais presente.

Qualquer dúvida, sugestões e críticas, o blog está livre para comentários. Abraço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JDownloader: Corrigir erro Skipped FFMpeg ao baixar do Youtube

Corrigindo erro ao instalar o Netbeans no Linux: UncaughtExceptionHandler in thread "main"

Opera e o AutoComplete de formulários - Dica