Instalando programas do Mandriva Free no Mandriva One pelo DVD

"Veja como instalar programas no Mandriva através do DVD ou de arquivos locais copiados do DVD".

Quando instalamos o Mandriva One, como é apenas um cd, não temos muitas opções de programas, e principalmente quando não temos internet neste computador é uma tarefa árdua baixar pacote por pacote, os programas que queremos. Uma ótima opção é baixar o DVD do Mandriva Free, que neste, já vem vários programas completos e prontos para instalação. Mandriva Free é uma versão do Mandriva em que todos os seus programas, codecs e outros, são totalmente livres. Mas por opção, usamos o One, pelo fato de já vir com Drivers proprietários, evitando que algum drive fique sem instalar no computador. Mas como usar os programas do DVD do Mandriva Free no Mandriva One? É simples e mostrarei uma das várias maneiras.

Primeiramente(Com o Mandriva One instalado em seu computador) baixe em qualquer lugar(Lanhouse, casa de amigos, parentes...) a imagem ISO da versão Mandriva Free diretamente do site www.mandriva.com, e grave o DVD.
Coloque o DVD no leitor e abra o mesmo e veja que lá (na versão 32 bits) temos a pasta i586, abra e procure a pasta “media”, que é a pasta onde teremos as duas mídias (pastas com os pacotes dos programas) “main” e “contrib”. 

 Agora que verificamos a existência das duas pastas no DVD, vamos adicioná-las como mídias, abrindo o Centro de Controle Mandriva, na guia “Gerenciar Programas” clique em “Configurar Mídias para Atualização e Instalação de Novos Programas”. Na janela que surge, provavelmente não tem mídia nenhuma na lista, mas se houver, não tem problema. Agora vamos no menu “Arquivo” > “Adicionar mídia personalizada”. Na janela que surge, temos que selecionar o tipo de mídia, por algum motivo às vezes conseguimos adicionar o DVD como dispositivo removível, caso seja exibido alguma mensagem de erro após clicar em OK usando esta opção tente outra, a “Arquivos Locais” que também serve para ser usada pelo DVD ou em uma pasta em seu computador(basta copiar as pastas “contrib e main” para o seu computador). 
Depois de selecionar a opção do tipo de mídia (neste caso “Arquivos Locais”), no campo Nome da Mídia, digite um nome de referência para a mídia, DVD Mandriva por exemplo, e depois clique no botão “Navegar” para selecionar o caminho do DVD, procure a pasta “contrib” como mostrado anteriormente, abra a mesma, e clique em OK, depois clique em OK novamente e aguarde a mídia ser adicionada e pronto, agora basta seguir os passos novamente e adicione também a pasta “main” como mídia, aí é só abrir o gerenciador de programas do Mandriva e ver quais estão disponíveis para instalação. Atualmente, o Mandriva 2010 Free, vem com Wine, VirtualBox, VLC, Inkscape, codecs de áudio e vídeo e muitos outros disponíveis, até mesmo programas de desenvolvimento, como Ecllipse, e servidores como Apache e MySQL.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida basta deixar um comentário que responderei assim que possível. Até o próximo post.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JDownloader: Corrigir erro Skipped FFMpeg ao baixar do Youtube

Corrigindo erro ao instalar o Netbeans no Linux: UncaughtExceptionHandler in thread "main"

Inkscape: Fontes não aparecem - Windows 10