Extraindo áudio de DVDs no Linux com Devidify


Introdução
Encontrar funções básicas no Linux não é uma tarefa difícil quando se tem um bom gerenciador de programas. O problema é que nem sempre encontramos o programa que desejamos, ou pelo menos algum que tenha a função que desejamos. Um ripador de áudio de DVD é um deles. Nos repositórios do Mandriva, por exemplo, não encontramos facilmente um programa eficiente com esta função. Em uma pesquisa realizada, durante um bom tempo, na Internet foi encontrado o programa Devidify, que extrai o áudio de DVDs com os títulos divididos como no próprio.

O Devidify
O Devidify é um software destinado à extração de áudio de DVDs. Ele surgiu da necessidade do desenvolvedor em ouvir as músicas de shows dos seus DVDs em aparelhos portáteis, e havia um impasse para essa extração, onde era necessário converter o vídeo em áudio e depois dividir faixa por faixa. O programa foi desenvolvido em Python e com interface GTK, funcionando como um frontend para utilitários em linha de comando, que são requisitos para o seu funcionamento.



Requisitos/Dependencias
O Devidify roda sobre a plataforma Linux, e necessita de alguns softwares para realizar as suas funções, são eles: Python e PyGTK, GTK, MPlayer, lsdvd, lame e oggenc.

Instalação
A instalação é simples, e será tratada aqui esta no Mandriva Linux 2011, mas pode ser usada em outras distribuições, podendo mudar apenas o nome dos pacotes, mas os requisitos são os mesmos. Para começar, já temos por padrão o Python, PyGTK, GTK e MPlayer instalados, se sua distribuição não tiver, instale através do gerenciador de pacotes padrão, é necessário também instalar o lsdvd e oggenc que podem ser encontrados no instalador de programas do Mandriva, o oggenc faz parte do pacote vorbis-tools, então instale-o. Caso sua distribuição possua o pacote lame no gerenciador, instale-o, este não foi encontrado nas mídias padrões do Mandriva, então pode ser necessário realizar o download e compilar, que é imensamente fácil.

Compilando e Instalando o Lame
Realizamos o download do arquivo em : http://sourceforge.net/projects/lame/files/lame/
Encontre a ultima versão, faça o download e descompacte-o em alguma pasta. Abra o terminal(console) e digite o comando para acessar a pasta, lembrando que os comandos são estes encontrados depois do # ou do $, sendo que, o que vem antes é só identificação do usuário logado no terminal e do servidor ou pasta onde o usuário se encontra, então acesse a pasta onde o arquivo foi descompactado:

$ cd /home/cledilson/Downloads/lame-3.99.4


Troque o endereço de acordo com a pasta onde você descompactou o arquivo do lame. Após acessar a pasta, precisamos rodar a configuração da compilação, mas antes vamos acessar a conta de administrador(root) para os próximos passos, assim:


$ su


Será solicitada a senha de root, digite e aperte Enter. Logo em seguida faremos a configuração utilizando um arquivo padrão para compilação deste tipo de programa, digitaremos o comando:

# ./configure

Aguarde a configuração. Logo após faremos a instalação usando o comando:

# make && make install

Aguarde a instalação estar completa, o que não demora, e deixe o terminal aberto.


Instalação do Devidify

Realizamos o download do arquivo em : http://code.google.com/p/devidify/downloads/list
Encontre a ultima versão, faça o download e descompacte-o em alguma pasta. Novamente no terminal, acesse a pasta dos arquivos descompactados do Devidify, e aplicamos o comando:

# python setup.py install


Aguarde a instalação estar completa, o que não demora, e feche o terminal.


Configuração
De alguma forma, o Devidify pode apresentar erros e não funcionar quando tentamos abri-lo. Então abra o KWrite ou qualquer outro editor de texto puro e digite no seu conteúdo:

[devidify]
ogg_quality = 6
mode = mp3
device = /dev/sr0
mp3_bitrate = 192
dir = /home/cledilson

Altere estas configurações de acordo com suas necessidades, a configuração do "dir" é obrigatória, pois será onde os arquivos exportados serão salvos. Agora salve-o na sua pasta local de usuário com o nome  ".devidifyrc" (sem aspas). Agora procure no menu da sua distribuição o Devidify ou digite "devidify"(sem aspas) no terminal para abrir o programa.

Usando o Devidify
O uso do Devidify é muito fácil. Basta inserir a mídia de DVD no leitor, clicar no botão na parte inferior chamado Scan DVD, selecione as faixas desejadas e clique em Rip Audio Track(s), aguarde a conclusão do processo e verifique os arquivos que foram salvos no local configurado anteriormente.

Conclusão
O Devidify é um programa que exige algum conhecimento básico(muito básico) no Linux, mas é de fácil instalação e configuração. Apresenta um bom nível de eficiência e supre a necessidade proposta pelo ele.

Referências

Site Oficial do Devidify
http://www.mahnamahna.net/museyroom/devidify/devidify.shtml

Site Oficial do Lame
http://lame.sourceforge.net/

Qualquer dúvida, crítica, sugestão, deixe um comentário, seu feedback é muito importante. Até a próxima postagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JDownloader: Corrigir erro Skipped FFMpeg ao baixar do Youtube

Corrigindo erro ao instalar o Netbeans no Linux: UncaughtExceptionHandler in thread "main"

Inkscape: Fontes não aparecem - Windows 10