Pular para o conteúdo principal

Hibernar com Arch LInux - Kernel 3.2


Como sabemos, o Arch Linux exige um certo conhecimento e tempo para prepará-lo para uso. Muitas coisas precisam ser configuradas “à mão”, e a hibernação é uma delas. Por padrão a instalação básica pode vir com esta função não configurada, e tornando assim necessária intervenção do usuário, se é seu caso, vamos fazer os seguintes passos.

Cheque sua instalação e verifique se possui o pm-utils instalado:

# pacman -Ss pm-utils

Se não estiver instalado, instale-o:

# pacman -S pm-utils

Após isto, vamos indicar no GRUB qual o endereço onde o “resume” está sendo feito. Para isso, use o fdisk para verificar a partição da sua SWAP, onde os dados da hibernação são armazenados:

# fdisk -l

Procure os dados da sua partição, que devem ser algo parecido com isso:

/dev/sda1 * 63 8177084 4088511 82 Linux swap / Solaris

Sendo assim o /dev/sda1 é o endereço da minha partição de SWAP, e vamos adicionar o parâmetro “resume” ao GRUB, editando o arquivo “menu.lst” usando um editor de texto qualquer, neste caso o Nano:

# nano /boot/grub/menu.lst

Procure os dados da sua instalação do Arch Linux, algo como os dados abaixo:

# (0) Arch Linux
title Arch Linux
root (hd0,4)
kernel /boot/vmlinuz-linux root=/dev/sda5 ro
initrd /boot/initramfs-linux.img

Na linha onde encontramos o parâmetro “kernel”, vamos adicionar o “resume” indicando o endereço da minha partição SWAP:

kernel /boot/vmlinuz-linux root=/dev/sda5 resume=/dev/sda1 ro

Salve as alterações. Agora iremos adicionar o “resume” ao array de HOOKs, no arquivo /etc/mkinitcpio.conf:

# nano /etc/mkinitcpio.conf

Procure a linha linha HOOKS e adicione o “resume” antes do “filesystems” obrigatoriamente:

HOOKS="base udev autodetect pata scsi sata resume filesystems usbinput fsck"

Salve as alterações. Após estes passos, é necessária a reconstrução da imagem “initrd” com o seguinte comando:

# mkinitcpio -p linux

Pronto, se tudo ocorreu bem, sua hibernação já irá funcionar, mas eu aconselho a reinicialização do sistema.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida ou comentários é só postar aí, seu feedback é muito importante. Fique na Paz e até o próximo artigo!

Postagens mais visitadas deste blog

JDownloader: Corrigir erro Skipped FFMpeg ao baixar do Youtube

Há tempos eu vinha tendo problemas ao baixar vídeos do Youtube.com. Quando instalei a versão 2 do JD, apareceu-me uma janela que eu não tinha visto antes:



Veja o erro que acontecia ao tentar baixar um vídeo do Youtube, na imagem abaixo:

Sem tanta necessidade do download, eu sempre deixei para depois, mas em um momento eu precisei, e muito, então resolvi pesquisar e vi em alguns fóruns, em inglês, que poderia ser algum problema na linha de comando na configuração do JDownloader para o uso do FFMpeg. Mas ao checar o painel de configurações, os comandos estavam certos, mas o caminho do arquivo binário do FFMpeg não estava lá, tinha apenas "null", ou seja, nulo.

Então, para corrigir, se este for o seu problema, encontre o caminho do FFMpeg no seu sistema, seja ele Windows ou Linux. No caso do Windows, o arquivo binário ffmpeg.exe pode estar diretamente no disco C(ou outra unidade onde o S. O. estiver instalado) ou em Arquivos de Programas, se não encontrar, tente fazer uma pesqu…

Instalando placa de vídeo AMD Radeon no Kubuntu 14.04 e 14.10

Como sempre, é recomendado usarmos drivers livres em nossas distribuições, não pelo falo de serem livres, mas principalmente por terem sido melhores testados pela comunidade. Se sua placa de vídeo foi reconhecida pelo Kubuntu(ou qualquer outra distro) e usa o driver livre, recomendo que deixe-o assim, mas pode seguir este tutorial. Como todo fabricante, a AMD disponibiliza um drive para seu produto, e para controlar a placa de vídeo, existe o AMD Catalyst, que é quem faz o controle do sistema híbrido, uma interface na verdade, mas já vem tudo junto num pacote só!

Sistema Híbrido Intel/AMD Radeon
Há alguns anos vi um professor com um sistema híbrido em um notebook, é algo interessante, mas que pode trazer um pouco de dor de cabeça para usuários Linux, quando se trata de placas da AMD. Não vejo muitas reclamações de placas Nvidia em sistemas híbridos, o uso do Bumblebee parece ser simples e sem muito mistério. Não que instalar o AMD Catalyst seja coisa de outro mundo, mas acontece de oc…

Corrigindo erro ao instalar o Netbeans no Linux: UncaughtExceptionHandler in thread "main"

Ao tentar instalar o Netbeans 8.0.2 no Mageia 5, me deparei com um erro, onde ele não abria a tela de instalação, então rodei ele pelo terminal e tive a seguinte saída: 

$ ./netbeans-8.0.2-php-linux.sh
Configurando o instalador ...
Procurando por um JVM no sistema...
Extraindo dados para instalação...
Executando o assistente do instalador...

Exception: java.awt.HeadlessException thrown from the UncaughtExceptionHandler in thread "main"

Então após umas pesquisadas na Internet, cheguei à conclusão que era um problema no caminho do Java JDK que não está configurado corretamente, então basta executar o Netbeans informando o local do JDK:


./netbeans-8.0.2-linux.sh --javahome /usr/java/jdk1.8.0_25/
 No meu caso a localização do JDK foi "/usr/java/jdk1.8.0_25/', verifique o caminho da sua versão do JDK e também para sua versão do Linux. Acredito que esse erro possa acontecer no Windows em alguns casos, mas aí já é coisa pra um futuro tutorial.

Espero ter ajudado. Se te ajudou, com…