Pular para o conteúdo principal

Instalando placa de vídeo AMD Radeon no Kubuntu 14.04 e 14.10

Como sempre, é recomendado usarmos drivers livres em nossas distribuições, não pelo falo de serem livres, mas principalmente por terem sido melhores testados pela comunidade. Se sua placa de vídeo foi reconhecida pelo Kubuntu(ou qualquer outra distro) e usa o driver livre, recomendo que deixe-o assim, mas pode seguir este tutorial. Como todo fabricante, a AMD disponibiliza um drive para seu produto, e para controlar a placa de vídeo, existe o AMD Catalyst, que é quem faz o controle do sistema híbrido, uma interface na verdade, mas já vem tudo junto num pacote só!

Sistema Híbrido Intel/AMD Radeon


Há alguns anos vi um professor com um sistema híbrido em um notebook, é algo interessante, mas que pode trazer um pouco de dor de cabeça para usuários Linux, quando se trata de placas da AMD. Não vejo muitas reclamações de placas Nvidia em sistemas híbridos, o uso do Bumblebee parece ser simples e sem muito mistério. Não que instalar o AMD Catalyst seja coisa de outro mundo, mas acontece de ocorrer incompatibilidade do programa com a distribuição.

No meu caso, que tenho um sistema híbrido de Intel HD e AMD Radeon R7 M265, não consegui fazer o AMD Catalyst funcionar no Kubuntu 14.10, apenas no 14.04 LTS, e só funcionou bem com o driver que encontrei no site da AMD, pois o driver do repositório aparenta estar um pouco antigo.

Instalação do driver do repositório


A instalação é simples, abra o painel Configurações do Sistema no menu. Abra o Driver Manager, e lá você verá a lista de drivers proprietários que foram reconhecidos, então escolha a opção com o pacote "fglrx" ou "fglrx-updates", clique em Aplicar e após a conclusão, reinicie o computador.

Instalação do AMD Catalyst pelo site.


A instalação é simples e nada demorada. Primeiramente entre no site da AMD e baixe o drive atualizado(versão 14.9 no momento em que escrevo). Procure por AMD no Google para encontrar o site, ou pelo link: http://www.amd.com/pt-br

Vá em "Unidades + Assistência" e aparecerá um menu com várias opções, procure por uma categoria com o nome "OS drivers AMD Catalyst™ mais recentes", clique em "Linux(32 e 64bits)". Quando abrir a página, clique em Download e aguarde o download concluir.

Instalando


Após a conclusão do download, descompacte o arquivo, pela interface mesmo. Abra a pasta que foi criada, deve começar com fglrx, e lá você verá um arquivo executável que no formato "amd*.run", Então, clique em Controle > Ferramentas > Terminal no gerenciador de arquivos que a pasta atual será setada no terminal. Agora, execute o comando:

sudo ./amd-resto-do-nome.run

Digite a senha e aguarde. Se acontecer de dizer que não foi possível, vai te mostrar o caminho do arquivo de log com os erros.

Execute sudo kate /usr/share/ati/fglrx-install.log

Um erro que é provável acontecer é a falta de alguns programas, eis o comando para instalar os que me foram mostrados:

sudo apt-get install gcc dh-modaliases execstack dpkg-dev debhelper dkms lib32gcc1

Agora execute o programa novamente

sudo ./amd-resto-do-nome.run

Clique em Continue, depois Continue novamente e ele começará a gerar os pacotes .deb, então aguarde. Após a conclusão será mostrada uma tela com a mensagem de confirmação. Clique em Exit e aguarde alguns segundos que ele mostrará a mensagem perguntando se quer instalar os pacotes gerados(mensagem em inglês), então clique em Sim(ou yes) e ele fará a instalação. Caso NAO pergunte, digite o comando a seguir no mesmo terminal que estava usando:

sudo dpkg -i fglrx*.deb

E ao final, o resultado deve parecer com isso:

DKMS: install completed.
update-initramfs: deferring update (trigger activated)
Processing triggers for ureadahead (0.100.0-16) ...
ureadahead will be reprofiled on next reboot
Configurando fglrx-amdcccle (2:14.301-0ubuntu1) ...
Configurando fglrx-dev (2:14.301-0ubuntu1) ...
Processing triggers for initramfs-tools (0.103ubuntu4.2) ...
update-initramfs: Generating /boot/initrd.img-3.13.0-32-generic
Processing triggers for libc-bin (2.19-0ubuntu6.3) ...


Feito isso, reinicie seu computador e faça testes com os comandos a seguir:

fglrxinfo - Este mostra os dados da placa grAFICA atual.
fgl_glxgears - Este faz um teste com imagem 3D.

Apareceu uma tela preta, e agora?


Caso tenha aparecido alguma tela preta ao iniciar o sistema e a interface NAO apareceu, pode ser que haja algum problema em relação à sua placa de vídeo, então, você pode tentar outra alternativa ou veja o meu tutorial de como remover o driver da AMD.

Espero ter ajudado. Fique na Paz!


Postagens mais visitadas deste blog

JDownloader: Corrigir erro Skipped FFMpeg ao baixar do Youtube

Há tempos eu vinha tendo problemas ao baixar vídeos do Youtube.com. Quando instalei a versão 2 do JD, apareceu-me uma janela que eu não tinha visto antes:



Veja o erro que acontecia ao tentar baixar um vídeo do Youtube, na imagem abaixo:

Sem tanta necessidade do download, eu sempre deixei para depois, mas em um momento eu precisei, e muito, então resolvi pesquisar e vi em alguns fóruns, em inglês, que poderia ser algum problema na linha de comando na configuração do JDownloader para o uso do FFMpeg. Mas ao checar o painel de configurações, os comandos estavam certos, mas o caminho do arquivo binário do FFMpeg não estava lá, tinha apenas "null", ou seja, nulo.

Então, para corrigir, se este for o seu problema, encontre o caminho do FFMpeg no seu sistema, seja ele Windows ou Linux. No caso do Windows, o arquivo binário ffmpeg.exe pode estar diretamente no disco C(ou outra unidade onde o S. O. estiver instalado) ou em Arquivos de Programas, se não encontrar, tente fazer uma pesqu…

Corrigindo erro ao instalar o Netbeans no Linux: UncaughtExceptionHandler in thread "main"

Ao tentar instalar o Netbeans 8.0.2 no Mageia 5, me deparei com um erro, onde ele não abria a tela de instalação, então rodei ele pelo terminal e tive a seguinte saída: 

$ ./netbeans-8.0.2-php-linux.sh
Configurando o instalador ...
Procurando por um JVM no sistema...
Extraindo dados para instalação...
Executando o assistente do instalador...

Exception: java.awt.HeadlessException thrown from the UncaughtExceptionHandler in thread "main"

Então após umas pesquisadas na Internet, cheguei à conclusão que era um problema no caminho do Java JDK que não está configurado corretamente, então basta executar o Netbeans informando o local do JDK:


./netbeans-8.0.2-linux.sh --javahome /usr/java/jdk1.8.0_25/
 No meu caso a localização do JDK foi "/usr/java/jdk1.8.0_25/', verifique o caminho da sua versão do JDK e também para sua versão do Linux. Acredito que esse erro possa acontecer no Windows em alguns casos, mas aí já é coisa pra um futuro tutorial.

Espero ter ajudado. Se te ajudou, com…